quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Baixaria na TV


Quero confessar que por essa eu não esperava.

Primeiro, desconhecia que houvesse um trabalho voltado a apurar as baixarias que passam na TV Brasileira. Segundo, que o programa esportivo "Jogo Aberto" da TV Band, seria o líder de um ranking com esse tema.

Poxa, eu assisto a Renata Fan quase todos os dias. Enfim, não se discute futebol sem descer do salto.

O interessante nesse ranking é o despertar para a consciência avaliativa sobre aquilo que assistimos, sobre aquilo que nos é oferecido para assistir.

A exploração da radiodifusão é uma concessão pública e como tal, pode e deve ser avaliada por todo e qualquer cidadão. Os canais para isso é que são um tanto raros. E os ouvidos que os recebem, quase sempre são os de mercador.

Bom, aqui temos uma inciativa interessante, a campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil.

A campanha nasceu em 2002, fruto da deliberação da VII Conferência Nacional de Direitos Humanos. Desde então, 35 mil denuncias foram registradas.

Confira a lista dos programas mais citados:


16º RANKING DA BAIXARIA NA TV

1º Lugar - "Jogo Aberto" (TV Bandeirantes): 88 denúncias fundamentadas sobre desrespeito às torcidas de futebol, incitação à violência, vocabulário impróprio para o horário.


2º Lugar - "Pânico na TV" (Rede TV!): 69 denúncias fundamentadas sobre exposição de pessoas ao ridículo, apelo sexual, palavras de baixo calão.


3º Lugar - "SuperPop" (Rede TV!): 33 denúncias fundamentadas sobre excesso de nudez e exposição de pessoas ao ridículo.


4º Lugar - "Na Mira" (TV Aratu/SBT - Salvador/BA): 31 denúncias fundamentadas sobre sensacionalismo, apologia à violência e desrespeito à pessoa humana.


5º Lugar - "Se liga Bocão" (TV Itapoan/Record - Salvador/BA): 22 denúncias fundamentadas sobre desrespeito à pessoa humana, incitação à violência e incitação ao ódio.
As denúncias podem ser feitas através do site www.eticanatv.org.br ou pelo Disque Câmara (0800 619 619).

Seria insteressante se no ESTADO DO MARANHÃO, fizéssemos uma edição EXTRA dessa pesquisa, de forma IMPARCIAL, para apurar AQUI as baixarias nos jornais impressos. Se os colocássemos na TRIBUNA, poderíamos alcançar algum efeito, ainda que PEQUENO e quem sabe conseguiríamos moralizar um pouco mais as notícias. Isso, se houver moral naquilo que é noticiável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário