segunda-feira, 27 de julho de 2009

O uso do 6



Leia o seguinte número: 2166746.

Provavelmente você leu assim: dois, um (ou vinte um), meia, meia, sete, quatro, meia.

Foi ou não foi?

Pois é, o número "seis" está em desuso. Ou como bem falou minha irmã Luciana - que me alertou para esse tema - "o 'seis' está fora de moda".

Passei então a refleter sobre a razão desse apelido dado ao número seis ter alcançado tamanho sucesso.

É certo que o uso do "meia" vem da relação de meia dúzia que o seis representa. Poxa, mas ninguém lê "uma dúzia" quando vê o número 12. Pelo menos, quase nunca o faz.

O interessante é que o famisgerado "6" passa a ser "meia" quando está acompanhado. Assume outra personalidade.

Mesmo continuando a ser "seis" as pessoas o reconhecem pela metade da dúzia. Não tem identidade o pobre 6.

A popularidade do "meia" é incrível. Essa palavra parece exercer um encantamento forte, pois até mesmo quando seu uso é errado, lá está ela sendo empregada. Especialmente pelo público feminino que adora rasgar: "estou MEIA cansada hoje"; essa menina é MEIA breguinha... e por aí vai.

O curioso é que o "6" só é "6" quando está sozinho, pois basta aparecer outro número ao seu lado para logo ele virar MEIA. Mesmo que esse número seja seu semelhante: 66 (meia, meia).

Tem gente que é assim também. Um "6".

Não sei se o "6" se importa de ser "MEIA", mas acredito que não. Senão, já havia reclamado.

Pelo menos ele é MEIA mas não está no pé de ninguém.

6 comentários:

  1. Gostei tanto que acho que vou escrever um texto sobre isso também, ó...me chamou a atenção para algo beeeem profundo!
    =)
    Sempre o melhor de todos, meu preferido!

    ResponderExcluir
  2. "Especialmente pelo público feminino que adora rasgar: "estou MEIA cansada hoje"; essa menina é MEIA breguinha... e por aí vai."

    Eu ouço muito hômi falando assim também, Carlos. Acompanhado do "pra mim fazer". ;)

    Eu acho que uso viciado do meia é coisa do inimigo. Ele já dominou o orkut, o tuíter e também sempre gostou de números (meia-meia-meia).

    ResponderExcluir
  3. Só filosofando...

    Se nós fossemos formados em Filosofia, nao sei onde íamos parar com essas nossas viagens...

    :-)

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkk Carlos, confesso que seu comentarista Albertinho, depois de ter entrado para a IURD está meio (risos) vendo capetas em todos os cantos virtuais da vida.rs..huahauah. Deus abençoe. Vi.

    ResponderExcluir
  5. É Virgínia... imagino quando ele estiver no BBB!

    ResponderExcluir
  6. o telefone daqui de casa eu sempre digo meia, 7 dois, meia... vai entender
    acho que é para não confundir com o 3...
    obrigada pelo carinho la no blog...ja coloquei la na minhas leituras...

    ResponderExcluir