sábado, 13 de junho de 2009

Casamento e Cinema


Os bons casamentos geralmente tiveram que superar uma barreira importante: O TEMPO. É esse o algoz de todas as coisas, viventes e não viventes, tantas vezes implacável.

Recentemente fui convidado pela Coordenadora da Comunicação da RCC no Maranhão, Virgínia Diniz, para escrever sobre os relacionamentos e o tempo no blog ofantasticomundodevi.blogspot.com.

Bom, mas o que pretendo abordar aqui são os benefícios que a experiência duradoura pode gerar.
Costumamos atribuir a qualquer união duradoura, benéfica a alcunha de "bom casamento". Quero aplicar esse conceito à união do Maranhão com o Cinema. Nesse caso, com um nome muito particular: Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo.

Embora o festival tenha sido batizado com o vocábulo típico do bumba-meu-boi, podemos dizer que tal qual uma quadrilha, ano após ano esperam o mês de junho para realizar um casamento.

Passados 32 anos, fico particularmente feliz de ver um evento de caráter cultural, diverso e plural ter vida longa aqui em nosso estado. Afinal, caro leitor, quantas coisas desse tipo duram tanto tempo no Maranhão?

Nem os casamentos de verdade estão durando tanto.

Então, ponto para a UFMA, uma instituição pública de ensino superior que deve mesmo cumprir esse aspecto social, marcar presença na comunidade, ser atuante para além de seus muros.

Os deméritos também estão no fato do evento acontecer apenas a cada mês de junho. Parece que o Guarnicê ainda não conseguiu, em grande escala, ultrapassar as salas de exibição. Trinta e dois anos me parece tempo suficiente para um amadurecimento das ações, só que a rotina tem feito mal para esse casamento.

Para esquentar a relação é preciso inovar, mudar um pouco, provocar...

E como bons amantes (do cinema) caminharemos novamente para o altar, fazendo essa aliança cultural com o povo do Maranhão.

Ah! Aproveitem e acompanhem a cobertura do Guarnicê no blog do festival: http://www.festivalguarnice.blogspot.com/.

Boa sessão!

Um comentário:

  1. Realmente 35 anos é muito simbólico para uma união que não depende somente dos casal, mas de todos os agregados, toda família, sobretudo dos financiadores e das leis de incentivo culturais.

    Recomendo que o casal aproveite esse momento de reflexão para viajar mais pelo interior do Estado e também para divulgar mais seu sucesso no resto do país.

    O circuito de exibição de filmes do Guarnicê já devia há muito ter o mesmo peso que outros grandes festivais no país. Mas ele já é um sucesso entre nós, maranhenses.

    Achei interessante a cobertura feita no festival de cinema da Paraíba e acho que aqui poderia ter iniciativas bem próximas.

    E veja só: o casal até já procriou, com o Maranhão Vídeo de Bolso. É isso aí!

    ResponderExcluir